"Tenho uma porção de coisas grandes para conquistar e não posso ficar aí parado..."



11/05/2010

Profissionais da moda - Pilotista












Para aprovar uma peça, é preciso uma fazer uma peça piloto, que é feita pela pilotista.
A pilotista deve seguir rigorosamente o que tem em mãos, que são, a peça cortada e a modelagem.
Tudo que não funcionar, não der certo ou não ficar de acordo com o modelo, será avaliado na piloto e consertado, ajustado e até mesmo modificado, caso o resultado não seja satisfatório. É na piloto que se faz as marcações de bolso, bordados e ajustes de volume de franzidos, tamanho de mangas e gola e todos os tipos de detalhes. A avaliação da peça piloto deve ser feita pelo modelista, com a presença do estilista da pilotista. Depois de avaliado a parte técnica e harmônica da peça piloto, ela retorna para o modelista e a pilotista, que vão fazer os ajustes nos moldes e na piloto. Conforme os ajustes são necessários outros pilotos e novas provas, até que fique exatamente como se esperava. A pilotista não pode modificar nada sem consultar o modelista.
O trabalho da pilotista é esse, fazer a primeira peça que servirá de exemplo para todas as costureiras.


2 comentários:

Renata disse...

Oi flor... acho linda a sua profissão... quando eu era pequena e meus pais não tinham muitas condições era minha mãe que fazia todas as minhas roupas, ela ía até as lojas via os modelos e fazia igualzinho. Sempre tive muita vontade de aprender a costurar. Já me arrisquei a desenhar alguns modelos, minha mãe levou no curso de modelagem que estava fazendo aqui em SP e a professora dela disse que eu levava jeito mesmo pra coisa, mas só me dou bem mesmo com o lápis. com a máquina de costura é uma briga... acabei desistindo. Mas quem sabe eu não me inspiro no seu blog e resolvo tentar de novo... hehe.
Parabéns!

Livia disse...

Oi amiga, Obrigada. Olha, se você gosta e tem jeito, insista. Você vai ver que cada modelo é um desafio e cada modelagem pronta é uma alegria. No meu blog vou sempre dar dicas estimulando as amigas a se arriscarem na modelagem e na costura. Fique de olho, conto com suas vizitas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails